segunda-feira, 3 de maio de 2021

Participação do AECV no Mural por Abril

 

O Agrupamento de Escolas de Castelo de Vide participou no mural “O 25 de Abril nas Escolas”, com um painel de azulejos da autoria de alunos do 2º ciclo.

No 47.º aniversário da Revolução do 25 de Abril de 1974, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e o Município de Peniche inauguraram o Mural "O 25 de Abril nas Escolas" em frente ao Museu Nacional Resistência e Liberdade, em Peniche.

O mural é composto por 46 painéis de azulejos, elaborados por professores e alunos de 46 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas de todo o país e que foi, inicialmente, projetado para assinalar os 46 anos do 25 de Abril, em 2020. Contudo, a inauguração foi inviabilizada pelas medidas então vigentes, no âmbito do combate à pandemia. Um ano depois, o mural é inaugurado, mantendo o número de painéis e assinalando, para memória futura, o motivo que levou ao adiamento.

Nos 46 anos do 25 de Abril, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof) solicitou a elaboração de 46 painéis em azulejo a 46 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, com o objetivo de assinalar aquele aniversário inaugurando um mural frente ao Museu Nacional Liberdade e Resistência, em Peniche. Inauguração será no dia 25 de Abril.

Decorria o ano de 2020 e, com entusiasmo, alunos e professores de todo o território nacional (continente e regiões autónomas) envolviam-se na execução dos trabalhos – elaborar painéis de azulejos relativos ao 25 de Abril, com vista à construção de um painel. Contudo, no âmbito do combate à pandemia, a inauguração seria inviabilizada pelas medidas então vigentes.

Um ano depois, o mural será inaugurado, mantendo o número de painéis e assinalando, para memória futura, o que levou ao adiamento. Este é um contributo de crianças e jovens de todo o país que tem uma carga simbólica importantíssima, pois confirma que Abril continua vivo nas nossas escolas, garante de que os seus valores se projetarão no futuro. O ato de inauguração decorrerá no dia 25 de Abril,pelas 12:30 horas, no Campo da República, emPeniche e contará com a presença de representantes das entidades promotoras e de escolas participantes, tendo também confirmado a sua presença a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.

A iniciativa foi realizada em parceria com o Município de Peniche e contou com o apoio da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e do Centro de Formação Profissional para a indústria Cerâmica (CENCAL), o acompanhamento da União dos Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) e da Associação 25 de Abril (A25A) e o parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural.







Conheça as participações de todas as escolas carregando no link: https://web.fenprof.pt/mural-por-abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário